top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarco Vazquez

Quem dança, os males espanta!

Atualizado: 17 de jul. de 2020

Olá pessoal,


Estou repassando esse lindo estudo que aprendi sobre a Magia Cigana e como a dança pode ajudar em nosso reequilíbrio e aumento de nossa energia vital para superar os desafios da vida e seguir em frente!


Veja se gostou e depois deixe seu comentário! Estarei aguardando.



O que é dançar para um povo acostumado em levar todo o sentimento para dentro de seus movimentos realizados por uma forma própria e presente para mostrar a alegria ou até mesmo as melancolias em seu caminhos.

O ato de "bailar" como eles mesmo dizem, refletem essa necessidade de um povo em alimentar a alma com energia pura dessa essência de Magia Cigana. São diversos os ritmos que foram sendo enraizados dentro dessa cultura tão independente e que traz tanta alegria nos encontros dos plebeus com os mais abonados e assim, todos juntos em uma mesma roda cigana não existirá diferenças, preconceitos e limites para a felicidade.

Temos as danças flamencas que são muito conhecidas na Espanha e pelo povo cigano por representar bem a época das inquisições onde surgiu esse ritmo nas grutas e cárceres por onde ficavam os foragidos das leis espanholas. O termo flamenco se remete a derivação árabe de "jelah mengu" que significa "camponês foragido" com participação de diversas misturas dos elementos judaicos, espanhóis e até muçulmanos.

A dança flamenca segue o ritmo da batida de um coração com movimentos fortes e cheio de altos e baixos emocionais, mostrando a alegria em determinado tempo e a dor e tristeza em outros. Tudo é feito com movimentos das pernas e dos braços.

Cada batida do pé em um tablado responde uma energia da terra de força e coragem e juntamente com as castanholas de madeira que vão sendo coordenadas conforme o ritmo da música formando a energia do fogo envolvendo à todos que assistem o espetáculo. A cada giro de uma cigana, o movimento do ar em sua volta leva embora todos os sofrimentos que nos rondeia e ao finalizar, toma-se uma taça conteúdo um vinho de qualidade para lavar a alma dos "desasortes" da vida.

Para aprender a dançar é necessário muita dedicação e paciência, pois ao dançar deve-se mostrar todo o sentimento e emoções sugeridos pela canção e que deve ser sentida por todos os presentes. Com tempo e dedicação até uma pessoa inexperiente pode aprender.

Entendam que quando ouvimos mais atentamente esse grupo tão famoso cigano como "Gipsy king" então perceberemos não se trazer de uma música cigana pura, mas sim, um ritmo de rumba flamenca variante do flamenco original.


Vamos tentar aprender?


Tenho certeza que irão gostar pois será de forma fácil e sem precisar de esforço por parte de vocês.


Acesse maiores informações do curso básico pelo link:


Para quem já conhece os fundamentos e quer um curso completo então acesse esse link:


"A dança nos traz o movimento de chacoalhar todas as vibrações e energias estagnadas acumuladas em nosso corpo e em nossa vida, pois se estamos felizes então tudo em nossa volta vibra!"


Marco Vazquez

Espaço Agni Sagrado


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page